4/19/2013

a escola



Desde que chegamos aqui, há 3 anos, moramos no mesmo bairro e, assim, as crianças atendem a mesma escola. Normalmente, as crianças atendem a escola designada para o bairro onde moram. O nosso bairro tem 3 escolas de ensino fundamental (usualmente do kindergarden ao grade 6, mas há diferenças): uma católica, uma com programa bilíngue Inglês-Espanhol e outra com o programa regular. Nós optamos pela escola com programa regular. 

A escola é pública e atende cerca de 300 alunos, até o sexto ano apenas. As classes são organizadas de 2 em 2 anos,  primeiro e segundo ano juntos, terceiro e quarto, quinto e sexto. O trio está no terceiro ano. Apesar de cada aluno ter sua própria mesa, nunca vi a sala organizada com uma carteira atrás da outra. Estão sempre organizados em grupos de 4, em rodas ou outros arranjos dependendo das atividades a serem desenvolvidas.

Os conteúdos são desenvolvidos basicamente através de projetos, levados a cabo pelos alunos tanto do terceiro como do quarto ano, em grupos. O trabalho colaborativo é enfatizado. A pesquisa é enfatizada. As apresentações são enfatizadas. Há atividades individuais e paralelas aos projetos. Há um tempo de leitura individual e silenciosa, todos os dias. Há atividades de escrita criativa todos os dias. 

Em termos de leitura, a coisa é séria. Os menores levam livros pra casa todos os dias, livros simples, que devem ser lidos junto com os pais. Há uma folha para anotar se o livro foi lido e qual a impressão da própria criança. Os maiores levam uma vez por semana, por serem livros mais complexos. Há um programa de reforço de leitura para alunos de ESL (Inglês como segunda língua). Laura teve uma professora no primeiro ano que, além dos programas normais, a colocou num clube de leitura dentro da própria sala. Alguns alunos que apresentavam dificuldades ou carências na leitura, liam com a professor diariamente. Laura lembra dessa professor com grande carinho, a Ms. Falconer.

A escola conta com um bom ginásio e as crianças fazem atividades físicas supervisionadas, todos os dias. A biblioteca é bem equipada e hoje conta com lívros bilíngues Português-Inglês e o trio se beneficia muito com isso. Há duas outras famílias de brasileiros na escolar, em anos diferentes. Há atividades de artes visuais e música. Há aulas de Francês. As crianças almoçam na escolar, cada um leva seu lanche.

Mas o que mais impressiona aqui é a participação dos pais. Participam em tudo. São voluntários para ajudar nas atividades do dia a dia das classes, voluntários nas viagens de estudo, voluntaries na biblioteca. A associação de pais da escolar arrecada fundos para complementar as atividades do currículo. As crianças também participam e são parte responsável para o bom funcionamento da escolar. E por aí vai.

3 comments:

  1. Olá, tudo bem? Vou uma leitora anônima, rs. Adoro suas postagens, seus textos inteligentes e ao ver vc contar como a educação é importante no Canadá, é inevitável comparar ao ensino público do Rio. E de certa forma, como mãe, me faz querer o mesmo para os meus filhos. Não tenho pretensão de fazer ainda uma mudança radical, ainda, mas qdo leio artigos falando das escolas, faz meu coração bater mais forte.
    Um grande abraço a vc e a sua família linda.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá. Tudo de bom por aí. Obrigado pelo recado.

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete